quarta-feira, 4 de julho de 2012

Livro mostra como morar em São Paulo sem usar carro


É possível largar mão do carro na maior cidade da América do Sul? Sim, não só é possível como você terá muitos benefícios. É o que mostra o novo livro Como viver em São Paulo sem carro, idealizado por Alexandre Lafer Frankel. O lançamento traz histórias e os endereços preferidos (para visitar a pé, de bicicleta ou com transporte público) de 12 conhecidos moradores de São Paulo.

O ex-jogador Raí, a VJ Jana Rosa, o jornalista Matthew Shirts, e a dramaturga Maria Adelaide Amaral são alguns dos personagens que dão seu depoimento sobre a mobilidade livre dos carros na cidade em que 65% de seus moradores são propensos a mudar de casa para perto do trabalho e consideram o trânsito o seu maior problema. Os dados são de uma pesquisa feita pelo Instituto Ipespe, que também é apresentada no livro.

"Quando fico parado no trânsito, os demônios começam a me pegar. Ao viver pedestre, posso ver a melhor faceta do Brasil, que são as pessoas da padaria, da rua e do metrô", observa Matthew Shirts. Reparar mais na cidade é também uma vantagem apontada pela chef Rita Lobo, outra personagem deste livro: "Há muitas coisas deliciosas que se experimenta andando pela cidade, consumindo as coisas principalmente com o olhar. Porque sabendo levar, São Paulo é melhor do que Paris".

Há quem diga que andar a pé por São Paulo proporciona a mesma tranquilidade das cidades menores, longe da megalópole. "A paz que você vê numa rua do interior também existe em São Paulo para quem anda sem estressar, observando as coisas, conversando ou refletindo", indica Raí.

Com textos do jornalista Leão Serva, fotos de Claudio Edinger e ilustrações de Eva Uviedo, Como viver em São Paulo sem carro ainda traz algumas ideias que devem melhorar a cidade no futuro próximo, tornando-a mais compacta e amigável para o pedestre. O objetivo de Alexandre Frankel é, a cada ano, lançar outras edições com novos personagens, dicas e visões sobre uma São Paulo sem carro, com menos trânsito, menos stress e mais horas livres.




65% dos paulistanos são propensos a mudar de casa para perto do trabalho e consideram o trânsito o seu maior problema


Lançamento de "Como viver em São Paulo sem carro"

Quando: 5 de julho, às 20h
Onde: Restaurante Spot –Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72, São Paulo (SP)


Fonte: National Geographic

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário