A prefeitura incentiva adoção de áreas verdes após queda no
número de parcerias.
Quando o educador Alberto Martinho, paulistano de Pinheiros,
chegou a Santo Amaro, em 1957, o verde ainda dominava a paisagem. Passadas mais
de cinco décadas, ele dá sua contribuição para preservar os poucos espaços que
restaram dessa cobertura original. O Colégio Magister, que fundou nos anos 60,
gasta mensalmente 10.000 reais para fazer a manutenção de praças e canteiros no
bairro. Assim, tornou-se a empresa recordista em parcerias com a Secretaria de
Subprefeituras para a gestão desses espaços, com 28 acordos firmados no
município. Para a missão, a escola montou uma equipe de cinco jardineiros,
adquiriu um pequeno caminhão e mantém um viveiro de mudas. Como contrapartida,
pode expor sua marca em plaquetas nos gramados e, assim, consolidar uma boa
imagem entre a população. "Não me importo se compensa financeiramente, mas
é um trabalho importante para a cidade", afirma Martinho.
Rafael de Oliveira, na Praça Irmãos Karmann: redução do lixo
jogado
Iniciativas como a dele, no entanto, têm se tornado menos
frequentes. Dos cerca de 5.000 canteiros, praças e outras áreas verdes da
metrópole, 700 tinham algum padrinho em 2010. Esse número foi caindo de forma
rápida e, atualmente, há apenas 408 acordos em vigor. Entre os motivos para a
redução, estão os meses de demora na aprovação das parcerias e o desânimo de
patrocinadores diante de casos de vandalismo. A escassez de mantenedores faz
mais falta na periferia. Enquanto Santo Amaro e Butantã são as campeãs de áreas
adotadas — 88 cada uma —, não há nenhum acordo do gênero em catorze das 31
subprefeituras, a maioria em lugares mais afastados da metrópole.
Na tentativa de reverter a perda, a prefeitura lançou uma
campanha para incentivar os interessados, a primeira desde 1985, quando o
programa foi criado. Uma cartilha com o passo a passo da adoção está sendo
distribuída e há uma versão digital do material na internet. A divulgação vem
acompanhada da promessa de desburocratizar o processo. "A maioria das
praças não precisa de grandes investimentos, apenas de cuidados", diz
Marcelo Bruni, assessor técnico de obras e serviços da Secretaria Municipal de
Coordenação das Subprefeituras.
Egnaldo Santos: zeladoria da Praça Adolpho Bloch, nos
Jardins
Há diversas modalidades de parceria, das mais discretas às
de maior impacto. Em 2008, a Editora Abril, que publica VEJA SÃO PAULO,
associou-se à construtora Even, ao banco Itaú e à Petrobras para criar e manter
a Praça Victor Civita em um terreno de 14.000 metros quadrados em Pinheiros
onde até a década de 80 funcionava um incinerador de lixo. Além de um centro de
lazer e de um museu, o local abriga hoje atividades culturais e de
conscientização ambiental.
Com frequência, empresas que investem em iniciativas criam
um círculo virtuoso. Foi o que aconteceu na Praça Irmãos Karmann, na Avenida
Sumaré, revitalizada e cuidada pelo Hospital Samaritano há dois anos. "Os
frequentadores, que jogavam muito lixo, passaram a ser bem mais
cuidadosos", conta Rafael de Oliveira, zelador do pedaço. Na Praça Adolpho
Bloch, nos Jardins, adotada pelo Grupo Pão de Açúcar, as atrações são os
exemplares de paubrasil, quaresmeiras e um pé de manga, que formam um recanto
de tranquilidade no cruzamento das movimentadas Avenida Brasil e Rua Colômbia.
Egnaldo Santos, que cuida dela há cinco anos, leva mudas não utilizadas para
plantar em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, onde mora. "O bairro lá
também está ficando mais bonito", comenta com orgulho.
COMO SE TORNAR UM PADRINHO
1. É preciso elaborar uma carta de intenção com proposta
para manutenção ou melhorias do local. Os modelos podem ser retirados nas
subprefeituras ou no site, onde também há a lista de documentos necessários.
2. A análise dos pedidos leva, em média, três meses. Os
aprovados são chamados para assinar um contrato que pode durar de um a três
anos.
3. O "pai adotivo" arca com os custos de
manutenção e pode receber consultoria técnica da subprefeitura.
4. Como contrapartida, o administrador ganha o direito de
incluir nas áreas verdes placas expondo sua marca.
Fonte: Planeta Sustentável