segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Zaragoza investe em conscientização e reduz consumo de água



A cidade de Zaragoza, na Espanha, tornou-se exemplo mundial em economia de água, com uma estratégia muito simples: conscientização. O projeto Zaragoza, a cidade que poupa água foi implantado em 1997, quando 60% dos habitantes do município não tinham acesso a qualquer método de redução no consumo do recurso natural.

O objetivo de reduzir um bilhão de litros de água foi alcançado somente um ano depois do início do projeto. A quantia representa 5,6% do consumo nacional anual. Para que desse certo, foi necessário investimento em políticas públicas e um trabalho intenso de conscientização na população.

A conscientização foi feita primeiro por meio de campanhas de sensibilização, relatando a importância ambiental e financeira da redução do consumo de água, e posteriormente com a divulgação de soluções práticas de controle de fluxo.
Os resultados foram expressivos, com mais de um bilhão de litros economizados por ano, participação de 60% das escolas no projeto e o apoio de mais de 150 instituições, entre públicas, privadas, ONGs, sindicatos e mídia.

Atualmente, Zaragoza é a cidade que possui o menor índice de consumo per capita de água da Espanha, abaixo dos cem litros diários. Informações sobre o tema estão facilmente disponíveis na internet, no jornal temático “da Água” ou pela newsletter que é enviada a mais de mil e-mails, com notícias e projetos relacionados à gestão da água.


Fonte: Ecodesenvolvimento 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário