quinta-feira, 5 de abril de 2012

07 de abril: Dia Mundial da Saúde




Com o intuito de alertar a população mundial sobre possíveis riscos e também com a finalidade de manter um alto nível em relação à saúde, criou-se em 1948, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Dia Mundial da Saúde.

Pensar a questão da saúde mundialmente não significa apenas criar mais e mais pontos de atendimento, uma vez que o problema encontra-se arraigado em hábitos e condições sociais oferecidas majoritariamente pelo estado. A condição de um ser humano saudável é proveniente de seus aspectos físicos, mentais e sociais, e por isso, é necessário que informações envolvendo higiene, doenças e aterros sanitários, por exemplo, cheguem massivamente à população como forma de prevenir possíveis doenças e amenizar gastos do governo com esse tipo de problema.

No caso do Brasil, por exemplo, uma medida muito eficiente pode ser tomada dando a estrutura básica de saneamento para a população, uma vez que grande parte dos cidadãos do país ainda não conta com agua encanada e tratada em suas residências, por exemplo. Pesquisas informam que, no Brasil, apenas 44,5% da população tem acesso ao saneamento básico e apenas 37% do esgoto gerado é tratado de forma adequada. Tais dados comprovam e embasam então a desanimadora estatística de que países pobres e em desenvolvimentos são as nações que mais sofrem com doenças relacionadas ao tratamento de água e esgoto inadequados. Enquanto isso, no mundo, 84% dos óbitos por saneamento inadequado são de crianças até 5 anos.

Atitudes simples mostram-se muito eficazes acerca de tais problemas: campanhas de vacinação representam um grande passo e também a participação de ONGs e associações também representam uma boa forma de conseguir informação sobre o assunto e, consequentemente, ajudar na melhoria da atual situação do planeta Terra – que encontra-se cada vez mais preocupante.   





terça-feira, 3 de abril de 2012

RIO+20: saiba mais sobre a conferência ambiental que vem ao Brasil em 2012

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20) chega ao Rio de Janeiro em junho e promete mobilizações significativas na área ambiental, pois tem como principal objetivo a discussão para que o desenvolvimento político e econômico da sociedade mundial esteja aliado a uma massiva preservação do meio ambiente e dos recursos naturais por ele oferecidos.

Nomeada como RIO+20* devido ao numero de anos posteriores da RIO92, a reunião entre aproximadamente 80 chefes de estado mundiais será realizada no Riocentro e espera receber cerca de 50 mil visitantes ao evento – fato que fez com que 50% dos quartos de hotéis cinco estrelas da cidade já fossem reservados pelo governo brasileiro a fim de hospedar os convidados que já confirmaram presença. 


Riocentro, o local do evento. Imagem: divulgação

Os principais temas sugeridos pela conferência dividem-se em duas partes:

- A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza;
- A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável,

e segundo o site oficial do evento, a RIO+20 será composta por três momentos estruturados da seguinte forma:


13 a 15 de junho: Terceira e última reunião do comitê preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociação dos documentos a serem adotados na conferencia;
16 a 19 de junho: Diálogos para o desenvolvimento sustentável – serão programados eventos com a sociedade civil;
20 a 22 de junho: Segmento de alto nível – Reunião oficial com os chefes de estado e de governo dos países membros da ONU.

Até agora os interessados pelo assuntos aguardam ansiosos para o inicio do acontecimento que mostra-se de fundamental importância para o equilíbrio em seres humanos e o planeta como nossa principal casa. Agora, nos resta esperar para saber o que virá de novo em relação ao acontecimento.



*O conteúdo de informações sobre fatos que antecederam a RIO+20 encontra-se disponível no site oficial da conferência para download, basta acessar: