terça-feira, 5 de junho de 2012

ABES-SP promove programação especial para celebrar o Mês do Meio Ambiente

O Mês do Meio Ambiente, comemorado mundialmente no mês de Junho, contará,este ano, com uma programação especialmente preparada pela ABES-SP. O objetivo é proporcionar atividades diversificadas que contribuam para disseminar o conhecimento sobre saneamento e meio ambiente na sociedade em geral, bem como ressaltar a importância desta data para refletirmos sobre as questões ambientais e nossa participação como cidadãos em prol de um Planeta melhor.

No dia 6 de junho de 2012, a ABES-SP irá promover o Workshop “Pagamento por Serviços Ambientais”. A palestra será ministrada por José Carlos Carvalho, ex ministro do Meio Ambiente, conta com o apoio do portal Planeta Sustentável e da Sabesp e acontece das 14h00 às 17h00, no auditório Eng. Tauzer Garcia Quinderé, na Rua Nicolau Gagliardi, 313, em Pinheiros, SP.

No dia 11 de junho, a Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da ABES-SP, em parceria com a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, promovem a Palestra Técnica “Os Limites do nosso Planeta”, as 8h30, no auditório Eng. Tauzer Garcia Quinderé, na Rua Nicolau Gagliardi, 313, em Pinheiros, SP.

Para falar sobre o tema foi convidado o especialista Dr. Juan Carlos Sánchez, Doutor do Instituto Nacional de SciencesAppliquées de Toulouse, na França. Ele é também consultor ambiental, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Central da Venezuela, co-autor da Primeira Comunicação Nacional de Mudanças Climáticas da Venezuela, autor do livro “El Cambio Climático y su Impacto en Venezuela”. Dr. Sanchez participa ainda do Painel Intergovernamental de Especialista em Mudanças Climáticas das Nações Unidas desde 2003, sendo co-ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2007.


E no dia 21 de junho, será realizado um café da manhã na sede da ABES-SP, na Rua Eugênio de Medeiros, 242, 6º andar, em Pinheiros, SP, onde será apresentado o tema “Gestão Metropolitana: Plano de Requalificação Urbana e Social das Marginais do Sistema Tietê – Pinheiros”. Na ocasião, iremos contar com a ilustre presença do Sr. Rodolfo José Costa e Silva, engenheiro sanitarista formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pós-graduado em Engenharia Hidráulica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo



(USP) e advogado formado pelo Largo São Francisco. Atualmente é assessor do secretário de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo.

Para Dante Ragazzi Pauli, presidente da ABES-SP, comemorar o Mês do Meio Ambiente trata-se de uma oportunidade muito especial para a entidade, pois é uma ocasião oficializada em nível mundial e chama à reflexão sobre o desempenho da sociedade em termos de ações que somem significativamente para a melhoria da qualidade ambiental. “É o momento em que todos nós podemos pensar sobre o que temos feito para participar, nos engajarmos, ou seja, nos aliarmos para que as nossas ações tenham o ‘eco’ que merecem. O Planeta precisa desse engajamento de todos. Por isso, é um mês propício para refletirmos sobre como temos participado dos avanços e retrocessos ocorridos”, observa.

Pauli informa que a programação da ABES-SP para o Mês do Meio Ambiente prioriza chamar a atenção da sociedade e contribuir com informações que ajudem no desenvolvimento de um país melhor. “Teremos o workshop que abordará a questão do PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, por exemplo, que é um tema de suma importância e uma clara alternativa para a melhoria das condições ambientais em determinada região”, explica.

Para ele, o objetivo da ABES-SP com a promoção desses eventos, ao longo do mês de junho, é mobilizar toda a sociedade para que cada um possa desempenhar o seu papel com o apoio e suporte técnico informativo necessário. “Isoladamente, não conseguimos muitos avanços, mesmo quando se tem bom conhecimento em relação a determinado tema. Por isso, é importante que as pessoas se juntem às associações, como, por exemplo, da ABES-SP. De forma coletiva e organizada os resultados, tão necessários, serão alcançados em intervalo de tempo muito menor e de forma mais eficiente”, declarou Pauli.

Serviço:
Os interessados em fazer inscrição para participar dos eventos podem entrar em contato através do e-mail: comunicação@abes-sp.org.br .

Informações para a imprensa:
Ambientepress Comunicação
Tel. (11) 3917-2878
Com Victor Faverin / Sofia Jucon 



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Café da Manhã - Gestão Metropolitana: Plano de Requalificação Urbana e Social das Marginais do Sistema Tietê - Pinheiros

Prezado Colega,

No próximo dia 21 de Junho a ABES- SP realizará o tradicional Café da Manhã em sua sede, e nesta ocasião, será apresentada a proposta da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano do Estado de São Paulo de  Requalificação da Região Metropolitana de São Paulo, a partir da valorização do espaço urbano das marginais do SISTEMA TIETE - PINHEIROS.

Essa proposta pretende explorar o valor arquitetônico e paisagístico das marginais, sua integração à sociedade,  seu uso turístico, cultural e desportivo, aspectos de transportes fluviais e  criação de espaços públicos ao longo das margens dos rios.Principalmente, pressupõe a superação de problemas históricos como as ENCHENTES e a QUALIDADE DE  SUAS ÁGUAS.

Contamos com sua presença !