quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cartilha do Sebrae incentiva gestão sustentável nas empresas


  
Imagem: Reprodução/Sebrae

Propostas, conceitos e práticas para aproximar das empresas o desenvolvimento sustentável podem ser encontradas na cartilha Gestão Sustentável nas Empresas, elaborada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade.

Segundo o documento, não há incompatibilidade entre um empreendimento rentável e uma gestão para a sustentabilidade. Para o Sebrae, uma empresa com práticas sustentáveis reduz seus custos operacionais por consumir menos água e energia, utilizar menos matéria-prima, gerar menos resíduos e gastar menos em controle de poluição.

Ao reduzir seus custos, as empresas aumentam sua competitividade, pois podem cobrar preços menores. Por outro lado, conquistam novos clientes, uma vez que o consumidor, cada vez mais consciente e bem informado sobre os efeitos ambientais e processos produtivos sustentáveis, está disposto a pagar mais caro por marcas associadas a uma atitude positiva em relação à proteção do meio ambiente.

Segundo o Sebrae, Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) podem ser aplicados em qualquer atividade econômica, pública ou privada. Um SGA possibilita controlar e minimizar os riscos ambientais, além de representar uma importante vantagem competitiva.

Em resumo, o Sistema de Gestão Ambiental ajuda a empresa em uma série de ações como, por exemplo, identificar e controlar impactos e riscos ambientais relevantes; estabelecer metas de para o desempenho ambiental, assegurando o equilíbrio de custos e benefícios; e medir o desempenho em relação a padrões e metas pré-estabelecidos e modificar a abordagem, se necessário.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário