terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Com produção recorde, energia solar na Alemanha chegou a 8 milhões de casas em 2012



Energia solar supriu a demanda de 8 milhões de casas na Alemanha em 2012.
Foto:Tim Fuller

Enquanto ainda engatinha no Brasil, a produção de energia solar para gerar eletricidade em residências é uma realidade em franca expansão na Alemanha, país que desenvolveu 28 milhões de quilowatt-hora (kWh) em 2012, através de 1,3 milhão de sistemas fotovoltaicos, fornecendo energia elétrica para 8 milhões de casas.

Segundo dados da Associação da Indústria Solar Alemã (BSW), esses números demonstram um aumento de 45% na produção de energia elétrica através das placas fotovoltaicas, em comparação com os do ano de 2011. A quantidade de novos sistemas fotovoltaicos instalados em 2012 é a maior da história. Somente entre janeiro e novembro do ano passado, 7,3 mil megawatts abasteceram a rede de eletricidade alemã, de acordo com informações da Agência Federal Alemã de Redes de Telecomunicações, Eletricidade, Correios e Ferrovias.

"A Alemanha está colhendo os frutos dos esforços para o desenvolvimento da tecnologia de energia solar. A sua parcela no fornecimento energético quadruplicou nos últimos três anos. Nos mesmo período, o preço de novas placas fotovoltaicas caiu pela metade", explicou ao jornal Deutsche Welle Carsten König, diretor do BSW.
Ainda de acordo com a BSW, 5% (32.059 Megawatts) de toda a energia elétrica consumida na Alemanha provém da energia solar. A associação estabeleceu metas para as duas próximas décadas: aumentar a participação para 10% até 2020 e pelo menos 20% até 2030. Outra meta da BSW é incrementar o uso de baterias para o armazenamento, além de sistemas de administração. Caso contrário, a energia solar ficaria à disposição só durante o dia.

Bolso dos alemães

Apesar dos bons resultados, benéficos para este mercado industrial e também para o meio ambiente, uma vez que a energia solar é renovável e não-oriunda dos combustíveis fósseis, o investimento na adoção de uma matriz energética limpa vai pesar no bolso do consumidor alemão.

Para financiar o custo da mudança energética do país para uma matriz renovável, o preço de cada quilowatt-hora passou de 3,59 para 5,30 centavos de euro em 2013. Para um orçamento de uma família de três pessoas, o aumento de 47% no preço da energia elétrica custará 185 euros a mais por ano.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário