quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Consumo Colaborativo


O Consumo Colaborativo é uma prática comercial que possibilita o acesso à bens e serviços sem que haja necessariamente aquisição de um produto ou troca monetária

O consumo colaborativo é o resgate de partilhas tradicionais perdidas no tempo, como o empréstimo, troca, aluguel e doação. A novidade está nas tecnologias de rede, que possibilitam esses trâmites em uma escala e forma nunca antes possível.

A expressão surgiu no começo da década passada nos Estados Unidos para identificar uma alternativa que surgia ao modelo de consumo excessivo e desenfreado que caracteriza a sociedade norte-americana desde a década de 1980.


A ideia do movimento é mostrar que adquirir produtos novos nem sempre é a opção mais vantajosa, já que muitas vezes o novo se torna rapidamente obsoleto. Ter acesso ao que se deseja apenas durante o tempo que for necessário é uma atitude mais dinâmica do que estabelecer compromissos e arcar com as responsabilidades à longo prazo que a posse acarreta. Esse tipo de consumo baseado no compartilhamento agrega valor à experiência em detrimento apenas do ter.

Como funciona


A prática comercial no consumo colaborativo é uma interação entre partes interessadas em ter acesso ao que o outro oferece

No consumo colaborativo, a estrutura de oferta e demanda não é tão rígida e limitada como na compra tradicional: não há moeda fixa de escambo, nem posse única ou total de um objeto. A prática comercial no consumo colaborativo é uma interação entre partes interessadas em ter acesso ao que o outro oferece.

Toda esta configuração se mostra compatível com as relações que estabelecemos na internet, em uma comunicação que não é mais frontal, mas na qual ocorre produção de conteúdo de ambos os lados: todos são receptores e emissores ao mesmo tempo. Essa estrutura comunicativa da internet migrou para o mundo dos negócios na forma do consumo colaborativo: não há mais separação entre vendedor e comprador, mas uma relação mútua de escambo entre partes.


Fatores de surgimento



Redes sociais – As redes sociais formaram um público potencial para modelos de negócios online de troca/aluguel/venda de produtos ociosos. Segundo o blog Consumo Colaborativo, as plataformas online conseguem agrupar um grande número de pessoas com interesses em comum e que estão dispostas a compartilhar, formando um ambiente propício para o negócio colaborativo.

Economia - A Grande Recessão de 2008 fez com que, principalmente os americanos, começassem a repensar seus valores e a reavaliar a forma como lidavam com o dinheiro, resultando na busca de alternativas para economizar. Cenário ideal para o surgimento de negócios que suprissem as necessidades dos consumidores por produtos mais acessíveis, além daqueles que precisavam vender algo para melhorar suas economias.

Preocupação ambiental - Outra tendência atual que está diretamente relacionada ao surgimento desse novo tipo de comércio é a preocupação com o meio ambiente e a preferência por atitudes mais sustentáveis, que atendam às necessidades dos consumidores sem causar tanto impacto na natureza. Por meio do consumo colaborativo, tem-se acesso a uma maior gama de produtos sem que haja necessidade de aumentar a produção dos mesmos. Por sua vez, estes são compartilhados, reutilizados e pertencem a uma coletividade e não apenas a um indivíduo.

Fonte: Ecodesenvolvimento

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