quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Conte suas propostas para o manejo adequado de água à ONU



Foto: likeablerodant

Já pensou em ver sua proposta de manejo da água adotada pelas Nações Unidas e beneficiando milhões de pessoas? Pois o Programa da ONU para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat, lançou nesta segunda-feira uma consulta global sobre qualidade e desperdício de água.

A discussão online está aberta a qualquer pessoa, até 17 de fevereiro, que queira compartilhar visões e propostas para melhorar o manejo da água. O objetivo da consulta é a criação da agenda de desenvolvimento pós-2015, ano em que termina o prazo das Metas do Milênio.

No fim de fevereiro, será realizada em Genebra uma reunião de alto nível sobre o tema, onde serão compartilhados os resultados do debate na internet.

Problemática

O diretor-executivo da ONU-Habitat, Joan Clos, lembra que a explosão populacional, prevista para abrigar 9 bilhões de pessoas até 2050 na Terra, vai gerar ainda mais demanda pro infraestrutura adequada. Segundo ele, o manejo da água e especialmente o desperdício são muitas vezes esquecidos nos debates políticos, "enquanto na realidade, é uma bomba-relógio prestes a explodir."

Ele ressalta ainda que com eventos climáticos extremos, "a água contaminada pode ser cada vez mais um risco sério à saúde pública e uma ameaça para a recuperação de desastres". Para ele, a melhor forma de manejo é reduzir o consumo e o desperdício de água, além de diminuir a quantidade de poluentes prejudiciais que entram nos sistemas de água.

A ONU instituiu 2013 como Ano Internacional da Cooperação da Água. Semana passada, especialistas do mundo todo se reuniram em Saragoça, Espanha, para discutir a melhor forma de implementação da agenda.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário