terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Energia Solar: O futuro do ambiente está em suas mãos



São muitas as situações do dia-a-dia que revelam a dependência energética da sociedade. Quer seja em casa, nos transportes, na indústria, ou no lazer, a utilização da energia aumentou nos últimos anos e tornou-se essencial para a vida da sociedade atual.

O homem utiliza 85% de energias de fontes não renováveis, aquelas cujo tempo de formação é muito longo, acabando por se esgotarem devido à sua utilização. É o caso do petróleo, do carvão, do gás natural e do urânio. Por exemplo, para produzir um jazigo de petróleo, são necessárias centenas de milhões de anos. Além do longo processo de formação, a queima dos combustíveis fósseis origina substâncias gasosas prejudiciais para o ambiente (óxido de azoto e enxofre, responsáveis pela chuva ácida) e levanta também problemas de ordem econômica e social.

Ao pensar no meio ambiente e na sua sustentabilidade, o homem começa a explorar as potencialidades de outros recursos da Terra para a produção de energia. De tal maneira, diminui-se a importação de recursos e os gastos provenientes de recursos não renováveis poluentes. O objetivo: aumentar a eficiência energética de casas e indústrias.

A energia solar é a mais fácil de utilizar entre todas as energias naturais. Além de se poder utilizar em pequena escala, o preço do investimento compensa os ganhos futuros em pouco espaço de tempo na energia elétrica. Esta energia, que provém do sol, pode ser utilizada em múltiplas funções: fornos, aquecimento de edifícios e de água. A energia solar é também utilizada para produção de energia elétrica, em centrais solares, por transformação fotovoltaica (usando células fotovoltaicas, quando a luz solar incide produz energia elétrica) ou por conversão térmica (aproveitamento da energia solar sob a forma de calor para produção de calor).

Ao utilizar a energia solar, vai reduzir o consumo de energia convencionais, a emissão de dióxido de carbono (grande responsável pelo aumento do efeito de estufa) e a liberação de substâncias radioativas em centrais nucleares. Contribuir para um planeta sustentável é a missão da energia solar e evita a poluição do planeta. Ao utilizar a energia solar, vai reduzir a poluição com origem na extração dos recursos minerais, nos transportes, na preparação da matéria-prima e na libertação final do produto. A necessidade de criar uma sociedade saudável, reduzindo os gastos energéticos é uma obrigação que todos devemos ter.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário