quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Seja mais sustentável em 2013!



A comemoração oficial de boas vindas a 2013 já passou, mas o desejo de que este seja um ano melhor do que os passados deve se prolongar pelos próximos doze meses. O CicloVivo, inspirado no site norte-americano Greenhome, separou uma lista com 12 dicas para viver melhor e fazer deste um ano mais verde.

1. Pratique mais atividades físicas

O objetivo não precisa ser inalcançável. Apenas 30 minutos diários de atividade física, já são suficientes para tornar sua vida melhor. O exercício? Simples: caminhada, bicicleta ou o que mais lhe trouxer prazer.

2. Comer alimentos orgânicos e/ou produzidos localmente

Além de os alimentos orgânicos fazerem bem à saúde e ao meio ambiente, ao serem produzidos localmente, eles também eliminam as emissões provenientes do transporte entre cidades distantes.

3. Boicote as garrafas plástica para água

As garrafas plásticas descartáveis podem ser facilmente substituídas. Se a água engarrafada é utilizada em casa, é possível trocá-la por um filtro que ofereça água limpa a qualquer momento do dia a custos muito mais baixos. Nos estabelecimentos comerciais também é possível pedir água na jarra, ao invés de optar pela garrafa plástica. Se a opção é feita pela praticidade no transporte, a solução é simples: use um squeeze e encha-o sempre que achar necessário.

4. Reciclar

Os níveis brasileiros de reciclagem ainda são muito baixos. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem níveis de reciclagem abaixo de 2%. Para mudar este cenário é preciso haver participação efetiva de toda a população. Mesmo que o sistema municipal de coleta seletiva não chegue a sua cidade, separe os materiais recicláveis e leve até uma cooperativa. Esse pequeno esforço ajuda a conservação ambiental e também colabora para a geração de renda de catadores.

5. Compostagem

Separe os resíduos orgânicos, que não foram encaminhados à reciclagem, para que passem pelo processo de decomposição. Com uma composteira caseira é possível reaproveitar boa parte deste material, que posteriormente pode ser usado como adubo.

6. Seja sustentável também no trabalho

Ter atitudes sustentáveis em casa é muito legal. Replicá-las no ambiente de trabalho é melhor ainda. Além de expandir a atuação de quem leva uma vida saudável, as ações também servem de exemplo e incentivo para outros funcionários.

7. Reduzir o uso de cloro

 O cloro é um dos compostos mais comuns e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Por isso, evite o uso de materiais e produtos de limpeza que contenham esta substância.

8. Dormir mais

 Manter o hábito de dormir, ao menos, oito horas por noite ajuda a tornar a vida mais saudável e feliz. O sono é essencial para que o restante do dia seja produtivo e agradável.

9. Aprender coisas novas

Aprendizado nunca é demais. Aproveite este ano para aprofundar o conhecimento em temas de seu interesse ou expandir os horizontes para novos conteúdos. O aprendizado por ser fruto da leitura, estudo ou simplesmente de uma conversa entre amigos.

10. Pare de desperdiçar água

Reduzir o desperdício de água é simples e pode ser colocado em prática por qualquer pessoa. Diminua o tempo gasto no chuveiro, use a vasoura no lugar da mangueira durante a limpeza do quintal, feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba. Se possível, reaproveite a água cinza e a água da chuva.

11. Economize energia

Salvar energia é tão simples quanto economizar água. Alguns pequenos cuidados podem surtir muito efeito. Portanto, evite deixar equipamentos ligados em standby, não deixe luzes acesas sem ninguém no ambiente, espere juntar bastante roupa para passar todas de uma só vez, reduza o tempo no banho, evite o uso de secadores de cabelo e chapinhas, entre outras coisas.

12. Passe mais tempo com amigos e família

A receita para que este seja um ano prazeroso consiste basicamente em estar mais perto das pessoas que você ama. Invista tempo em quem realmente importa e aproveite os pequenos detalhes, que são muito mais valiosos que qualquer bem de consumo.

Fonte: CicloVivo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário