terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Torne a volta às aulas mais sustentável



Transforme a escola do seu filho em um ambiente mais eco-friendly/Foto: swperman

Em muitas escolas, essa é a primeira semana de aula. Uma boa maneira de estimular a responsabilidade ambiental nos pequenos e ajudar a reduzir os problemas do planeta, é tomando atitudes simples e conscientes. Essas dicas podem te ajudar a transformar a vida escolar do seu pimpolho em uma experiência mais rica e sustentável.

1. Realize bazares de uniformes usados

A ideia, comum na Inglaterra, é montar um local na própria escola, onde os pais podem comprar ou trocar uniformes usados. Outros objetos como mochilas, lancheiras e livros didáticos e paradidáticos em bom estado também podem entrar na brincadeira. Pais e a escola ainda podem se organizar e decidir o que fazer com o dinheiro arrecadado, como doar a instituições carentes.

2. Estimule a carona

A escola e os próprios pais devem incentivar a troca de roteiros e os contatos para caronas. Uma maneira de facilitar essa troca é criar uma lista onde os pais interessados possam colocar seus roteiros e contatos. É uma medida simples que reduz o número de carros na rua, poluentes e pais estressados. (Atenção escolas: pais menos estressados dão menos trabalho. Invistam nisso!).

3. Troca de lanches

A escola pode disponibilizar uma gamela, onde as crianças colocam os lanches que não vão comer para que outro interessado (aluno ou funcionário) coma. Uma forma de compartilhar e reduzir as sobras.

4. Compostagem para as sobras de lanche

Feita pelas próprias crianças e que depois servirá de adubo para as árvores, horta e jardim da escola. Se houver excesso, pode ser doado para os pais ou entidades.

5. Lanches sem embalagens

Opte por frutas, lanches e sucos caseiros, embalados em potes plásticos retornáveis (o bom e velho "tapuér") e em garrafinhas térmicas. Se precisar enviar um alimento industrializado e a escola do seu filho não tem um programa sério de reciclagem, tire-o da embalagem, mande no pote plástico e encaminhe você mesma a embalagem para a reciclagem

6. Duas (ou mais) lixeiras em todos os ambientes

Uma para o lixo reciclável, outra para o lixo comum e, nos locais onde as crianças e profissionais se alimentam, uma terceira para as sobras de alimentos que irão para a compostagem.

Observe que, em várias escolas, a reciclagem faz parte da grade curricular, mas na prática ela não funciona. As lixeiras de reciclagem são normalmente colocadas em apenas um ou dois pontos do pátio, mas ninguém pode esperar que uma criança (ou adulto) atravesse toda a escola com uma embalagem vazia de suco na mão em busca da lixeira correta.

Descartar o lixo útil deve ser tão fácil como descartar o lixo comum. Quando as lixeiras estão posicionadas e sinalizadas em todos os ambientes, a seleção é feita automaticamente. Depois é só recolher e encaminhar para os programas de reciclagem locais, cooperativas de catadores ou para a compostagem. Esta é uma forma muito simples e imediata de reduzir significativamente a quantidade de lixo produzida.

7. Reutilização do material escolar

Muito material que sobra do último ano letivo ainda pode ser utilizado. Lápis de cor, estojos, borrachas, marcadores de texto, pastas, fichários, apontadores, réguas, mochilas e lancheiras muitas vezes voltam em boas condições, bastando uma limpeza. Outra coisa que pode ser reaproveitado é o caderno. Tire as páginas usadas e crie uma capa nova com imagens recortadas de revistas ou da internet. Pronto, um caderno novinho pra mais um ano de uso.

8. Olho vivo na cantina

As cantinas não devem ser apenas saudáveis, evitando comidas industrializadas, frituras e refrigerantes. Deve-se também buscar a redução de embalagens descartáveis, oferecendo frutas, sucos feitos na hora servidos em copos retornáveis, lanches caseiros, fatias de bolos, tortas, tapiocas fresquinhas etc. Quanto menos alimentos industrializados, melhor para a saúde das crianças e do planeta.

9. Reutilização de livros

Antes de sair comprando qualquer livro, tente consegui-lo usado. Uma boa maneira é consultar os pais dos alunos que fizeram a mesma série no ano anterior e a escola pode facilitar este contato. Outra forma é procurar em sebos. O site Estante Virtual reúne mais de mil sebos por todo o país. O processo de compra é simples e os preços muito mais baratos que nas livrarias. Sempre vale uma consulta.

10. Banir os descartáveis do dia-a-dia

Copos, xícaras reutilizáveis e squeezes são funcionais e evitam uma montanha de lixo. Podem ser lavados na escola ou devolvidos diariamente na mochila. O bom e velho bebedouro também funciona, mesmo para quem esqueceu o copo. Nas festinhas escolares, os pais devem ser estimulados a enviar utensílios retornáveis. A própria escola pode disponibilizar tais objetos, bastando os pais enviarem os alimentos e bebidas (de preferência, sucos que serão servidos em jarras).

11. Uso inteligente de papel

Incentive a comunicação e a cobrança eletrônica. Imprima relatórios, contratos e apostilas utilizando a frente e o verso das folhas e use papel reciclado sempre que possível. Também é importante educar as crianças a preencherem toda a folha, frente e verso, antes de iniciar uma página nova.


Fonte: Ombudsmãe

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário