terça-feira, 5 de novembro de 2013

Crianças ganham a vida e brincam em esgoto do Recife

Crianças catam latinhas para reciclagem no canal do Arruda, no Recife (PE)Diego Nigro - 24.out.2013/JC Imagem/Folhapress




Para ler na íntegra a matéria, siga o link a baixo:

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/11/1366900-criancas-ganham-a-vida-e-brincam-em-esgoto-do-recife.shtml

5 dicas de artesanatos feitos com canos reaproveitados


Os canos são constantemente utilizados em construções e reformas e é bastante comum haver pequenas sobras. Esses resquícios podem ser transformados em novos objetos, da mesma maneira que os canos reaproveitados podem ganhar nova vida.

Os canos são muito versáteis, por isso oferecem diversas possibilidades de combinações para os mais distintos artesanatos. A criação pode variar de acordo com o diâmetro do cano. O CicloVivo separou algumas sugestões:

Suporte para notebook

Esta opção é ideal para quem usa computadores portáteis em bancadas. O suporte feito em PVC mantém o notebook inclinado, facilitando a ventilação. Para fazer um desses é necessário ter canos com diâmetro de dois centímetros, seis conectores, tinta spray e uma pequena serra. Os detalhes do passo a passo estão disponíveis no site SuperZiper.

Fotos: SuperZiper.com  


Estantes para livros

Os canos de ferro com diâmetro baixo podem ser reaproveitados conforme sugestão da designer norte-americana Stella Bleu, que os transformou em estantes para livros. A ideia dá margem a diversas opções de estéticas. Em geral, é necessário apenas fixar os canos a uma distância curta da parede, para que os livros permaneçam apoiados entre ela e o suporte.

Fotos: Stella Bleu   

Sapateira

Os canos com maior diâmetro podem ser úteis para acomodar calçados. A ideia foi publicada inicialmente no site norte-americano Apartment Therapy. Para replicá-la é necessário ter canos no mesmo diâmetro, cortados no mesmo comprimento, para permanecerem uniformes. A quantidade de “cubos” pode variar de acordo com a disponibilidade e para fixá-los basta usar uma tira de borracha.

Fotos: Apartment Therapy   



Adega

A adega pode ser feita de duas maneiras: com canos em diâmetro próximo ao das garrafas de vinho ou reaproveitando latas de alumínio. A técnica aplicada pode ser a mesma da sapateira. Para fazer uma adega menor, é possível colar os canos em formato de pirâmide, conforme mostrado na imagem abaixo.

Fotos: Planet Forward   

Flauta

Os canos de PVC podem se transformar até mesmo em instrumentos musicais. Além de serem úteis à percussão, eles podem originar flautas. A sugestão é do colombiano Mauricio Diaz, que ensina em seu site o passo a passo de um modelo baseado na flauta tradicional irlandesa Tin Whistle.





Fonte: Ciclo Vivo 

Brasil pedirá cálculo da responsabilidade de cada país sobre aumento da temperatura


O Brasil irá pedir na 19ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-19) – que começa na próxima segunda-feira (11), em Varsóvia (Polônia) – a criação de uma metodologia para que cada país possa calcular sua responsabilidade histórica sobre o aumento da temperatura global.

"O Brasil está levando para Varsóvia algumas contribuições para as negociações. A primeira é para que o IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas] prepare de maneira bastante rápida uma metodologia simplificada para que cada país possa calcular sua responsabilidade histórica para o aumento da temperatura global”, disse hoje (4) o subchefe da divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores, Felipe Rodrigues Gomes Ferreira. Ele falou em evento da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim).

De acordo com Ferreira, o cálculo sobre a responsabilidade histórica do aquecimento global é uma “questão chave” e é defendida pelo Brasil desde 1997, quando houve a negociação do Protocolo de Quioto. “O foco da real causa do problema, que não é a emissão de hoje, é o acúmulo das emissões da atmosfera desde o período pré-industrial. Essa é a questão chave. A causa é o acúmulo de gás carbônico na atmosfera e o efeito que ele tem na temperatura ao longo do tempo”, disse.

Relatório divulgado no final de setembro pelo IPCC mostra que a influência humana no clima é a principal causa do aquecimento global observado desde meados do século 20. O aumento das temperaturas é evidente e cada uma das últimas três décadas tem sido sucessivamente mais quente. Segundo o texto, há 95% de probabilidade de que mais da metade da elevação média da temperatura da Terra entre 1951 e 2010 tenham sido causadas pelo homem. Os gases de efeito estufa contribuíram para o aquecimento entre 0,5 e 1,3 grau Celsius (ºC) no período entre 1951 e 2010.

“[Não estamos propondo] uma fórmula geral e irrestrita, um cálculo feito pela convenção de quanto cada país tem de fazer [para diminuir suas emissões]. Nós estamos propondo que se elabore uma metodologia para que, da mesma maneira que cada país calcula seu PIB [Produto Interno Bruto,  que mede o total de bens e serviços produzidos no país], que cada país possa fazer a sua contabilidade nacional não só de emissões, mas também da responsabilidade histórica do país no aumento global de temperatura. É o que se espera de Varsóvia”, disse Ferreira.


Fonte: Ciclo Vivo 

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Reunião Programa Jovens Profissionais do Saneamento - SP


Jovem da periferia de SP ganha prêmio por projeto que reaproveita lixo de feiras


Uma consultoria portuguesa especializada em sustentabilidade, a GCI, realizou uma premiação que reconhece as melhores iniciativas no setor. Entre os ganhadores dos prêmios principais está o jovem Ricardo Thaler Beck, da Penha, zona leste da cidade de São Paulo, com o projeto Quero Verde.

O programa chamado de Green Project Awards Brasil destaca projetos inspiradores em cinco categorias. Beck venceu a categoria Iniciativa Jovem. Sua ideia prevê produzir húmus a partir de resíduos de feiras livres, usá-lo na produção de flores e vendê-las nos bairros por meio de assinaturas. As flores são entregues em bicicletas. “Colocar o lixo numa sacolinha e deixar na rua para que ‘alguém’ pegue não é mais o ato mais sustentável que podemos fazer. Precisamos de lado algumas ações mesquinhas que adotamos. É hora de fazer alguma coisa pela sustentabilidade”, afirmou.

Já na categoria Produto ou Serviço, o Banco do Brasil levou a melhor com o projeto da Loja da Sustentabilidade, que comercializa produtos sustentáveis pela internet. O Sesi-PR (Serviço Social da Indústria do Paraná) foi o vitorioso na categoria Iniciativa de Mobilização. A instituição promove as Redes de Desenvolvimento Local, com o objetivo de ajudar as cidades a atingirem os Objetivos do Milênio.

Na categoria Gestão Eficiente de Recursos o prêmio principal foi para a Extrair – Óleos Naturais, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), com o projeto que extrai óleo de semente de maracujá a partir de resíduos de indústrias de sucos.

A pesquisadora Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira, da Universidade Federal de Santa Catarina, recebeu o prêmio principal na categoria Pesquisa e Desenvolvimento. Seu projeto prevê as aplicações ambientais de resíduos da mineração de carvão. A pesquisadora, muito emocionada, quase não conseguiu falar para agradecer o prêmio. “Estamos todos muito felizes”, resumiu.

No total, foram reconhecidos 14 projetos de todo o Brasil. O evento foi presidido por Bruno Covas, secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, no Teatro Vivo. Veja abaixo todos os vencedores:
Categoria Iniciativa de Mobilização - campanhas e ações de sensibilização e informação.

Vencedor:

- Informação e mobilização em prol do desenvolvimento local — SESI-PR

Menções honrosas

- Brasil Sem Frestas, reciclagem de embalagens Tetrapak — Projeto Brasil Sem Frestas — Rio Grande do Sul

- Heróis do Futuro — SESI-RJ

 Categoria Pesquisa e Desenvolvimento - projetos que já tenham sido temas de dissertação ou publicação científica.

Vencedor:

- Aplicações Ambientais de resíduos da Mineração de carvão — Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira - Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina

Menções honrosas

- Geração de Energia e Produção de Nanotubos de Carbono a partir de Resíduos Sólidos — Joner Oliveira Alves e Jorge Alberto Soares Tenório - Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP

Categoria Gestão Eficiente de Recursos - soluções inovadoras para o aumento da eficiência no uso de energia, água, materiais e para a redução da produção, reciclagem/tratamento de resíduos e outros critérios com impacto ao nível das várias dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica).

Vencedor:

- Extração de óleo de sementes de maracujá proveniente de resíduos gerados por indústrias de suco — Extrair - Óleos Naturais — Bom Jesus do Itabapoana, RJ

Menções honrosas

- Projeto de eficiência energética na Votorantim Industrial —Votorantim Industrial —SP

- CenterVale Plantando o Futuro — CenterVale Shopping —São José dos Campos, SP

Categoria Produto ou Serviço - projetos já concretizados, nas áreas de desenvolvimento social, economia, ética e ambiental.

Vencedor:

- Loja da Sustentabilidade do Banco do Brasil —Banco do Brasil — DF

Menções honrosas

- Programa RC - Reciclagem de Cartão —RS de Paula Indústria e Comércio Gráfico — São Paulo, SP
- DIOX® - Sistema de produção de Dióxido de Cloro — Beraca — São Paulo, SP
Categoria Iniciativa Jovem - iniciativas e/ou projetos criados e desenvolvidos por jovens (até aos 24 anos) ou movimentos universitários em prol da sustentabilidade.

Vencedor:

- Quero Verde — Ricardo Thaler Beck — São Paulo, SP

 Menções honrosas

- Concerto Sustentável: aprendendo a cuidar do meio ambiente cantando e brincando — José Fernandes Dantas Junior — Currais Novos, RN
- Parada do Livro — Helena Abreu e Helena Aranha — São Paulo, SP


Fonte: Ciclo Vivo