sexta-feira, 21 de março de 2014

ABES-SP - Subseção Vale do Ribeira participa do Seminário de Articulação Entre os Comitês do Rio Ribeira SP/PR

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES-SP - Subseção Vale do Ribeira esteve representada no Seminário de Articulação Entre os Comitês do Rio Ribeira SP/PR – evento de integração entre os Comitês de Bacia do Ribeira nos Estados de São Paulo e Paraná, realizado em Registro, no último dia 18. O evento faz parte da 11ª Semana da Água do Vale do Ribeira, uma realização do ISA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape  - CBH-RB e COALIAR, com apoio da Sabesp e do Fehidro.
Realizado em Registro (SP), o encontro contou com a participação de representantes da Sabesp, da Sanepar, da Universidade de São Paulo, do Instituto Águas do Paraná, do Programa Vale do Ribeira, do Instituto Socioambiental, do Iphan no Estado de São Paulo e da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.
O seminário deu sequência ao processo de integração entre os comitês de bacia de São Paulo e Paraná, que abrangem o rio federal do Vale do Ribeira.  As duas companhias de saneamento apresentaram seus respectivos projetos para abastecimento público. 
Neste evento foram debatidos temas como a transposição de águas, fatores de pressão e patrimônio cultural, entre outros.
A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, representada pela engenheira Juliana Seixas Pilloto, apresentou como a empresa pretende utilizar a água da Bacia do Alto Ribeira para atender os sistemas isolados de municípios como Cerro Azul e Adrianópolis e, no futuro, o sistema integrado responsável pelo abastecimento dos moradores de Curitiba e Região Metropolitana.
Pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, o engenheiro civil José Lavrador Filho apresentou o projeto que pretende utilizar água da bacia por meio do Sistema São Lourenço. As obras, que devem ser iniciadas ainda neste semestre, levarão aproximadamente 4,7 mil litros de água por segundo para a Região Metropolitana de São Paulo. A captação será feita na represa Cachoeira do França, formada pelo rio Juquiá, entre Juquitiba e Ibiúna, no Vale do Ribeira. A perspectiva é o atendimento a 1,5 milhão de moradores de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana do Parnaíba e Vargem Grande Paulista.
Para Fábio Severo, Presidente da ABES Subseção Vale do Ribeira, que participou do encontro, “reconhecidamente a disponibilidade hídrica na Bacia do Ribeira é muito grande, capaz de atender as necessidades dessas duas grandes metrópoles do território brasileiro, São Paulo e Curitiba.”
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário