terça-feira, 11 de março de 2014

I Seminário Dia Mundial da Água- Água e Energia


Em celebração ao Dia Mundial da Água, comemorado no próximo sábado, dia 22, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental-Seção São Paulo, em parceria com a Associação dos Engenheiros da CETESB (ASEC) promoverá nos dias 25, 26 e 27 o II Seminário Dia Mundial da Água- Água e Energia, no auditório Augusto Ruschi, na CETESB.
No ano passado, as associações também estiveram em parceria para a realização do I Seminário Dia Mundial da Água, que abordou o tema Segurança e Cooperação pela Água, e teve a participação dos alguns dos especialistas mais dedicados aos diversos aspectos da preservação dos recursos hídricos.
Celebrado mundialmente desde 1993, o Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92 e, desde então, todos os anos acontecem celebrações ao redor de todo o mundo, a partir de um assunto definido pela própria Organização, com o intuito de abordar os problemas relacionados aos recursos hídricos.
Neste ano, o tema definido foi Água e Energia. A escolha se deu porque os temas citados estão intimamente interligados e são interdependentes, uma vez que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica necessita dos recursos hídricos. Prova disso é que, segundo dados da ONU, cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas.
Ainda de acordo com o Relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2012, da Agência Nacional de Águas (ANA), o País possui cerca de 1.000 empreendimentos hidrelétricos, sendo que mais de 400 deles são pequenas centrais hidrelétricas (PCH). Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também mostram que até 2011, aproximadamente 70% dos 117 mil megawatts (MW) da capacidade instalada da matriz energética brasileira eram gerados por PCH, usinas hidrelétricas e centrais de geração hidrelétrica.
Sendo assim, o grande desafio do evento será mostrar as variáveis da gestão da Água e Energia em função do aumento da demanda por acesso à água, distribuição e serviços. Para isso, o seminário contará com a presença de especialistas nacionais e internacionais, entre eles três palestrantes especialmente convidados pela ABES-SP: o engenheiro Plínio Tomaz, a Coordenadora da Câmara Temática de Regulação e Tarifas da ABES, Ester Feche Guimarães, e o Superintendente da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), Alberto Bovo.
Plínio Tomaz afirma que os temas selecionados pelos organizadores estão bem de acordo com os objetivos listados. “O Seminário apresentará temas bem diversos e importantes. Destaco o problema de segurança da água, falhas em barragens, aproveitamento das águas de superfície, subterrâneas e aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis. Também não foram esquecidas as palestras sobre Regulamentação do Saneamento Básico (água, esgoto, resíduos sólidos e manejo de águas pluviais), que é um tema muito atual no Brasil e que está em constante evolução e aprendizado”.
Na opinião de Ester Feche Guimarães, o Painel Regulação e Controle de Perdas de Água, programado para acontecer no último dia do evento, promove uma importante reflexão sobre questões que afetam um setor. “Dependente de um bem finito como produto para provisão de serviços públicos, da eficiência operacional da concessionária e de mecanismos que promovam a eficácia social, diversos debates podem e devem se estabelecer quanto à complexidade da regulação do saneamento e suas controvérsias. As políticas públicas preconizam algumas diretrizes gerais como Sustentabilidade, Eficiência alocativa, Eficiência produtiva e Equidade. Sobre a conjunção dessas diretrizes conceituais, a regulação e o controle de perdas compõem uma importante pauta para debates”.
Para Alberto Bovo, o evento é importante e necessário para informar ao público em geral a situação real da água, um bem preponderante para a vida, mas finito. "Hoje existem sérios problemas nos mananciais na RMSP e Campinas, acredito que o Painel Gestão dos Recursos Hídricos poderá apresentar algumas soluções", pondera.
A participação no seminário é gratuita, e as inscrições já estão encerradas.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário