quarta-feira, 19 de março de 2014

Jovens Profissionais do Saneamento promovem ação ambiental em comunidade do Taboão da Serra no Dia Mundial da Água

No próximo sábado, 22, Dia Mundial da Água, o programa “Jovens Profissionais do Saneamento”, desenvolvido pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária Ambiental, realizará, em parceria com a comunidade da Vila Nova Esperança, no Taboão da Serra, e da Prefeitura do município, uma série de atividades para conscientização da população local.
Além da limpeza das margens do córrego da Vila Nova Esperança, os integrantes do JPS-SP promoverão oficinas sobre construções em áreas de risco e atividades para as crianças, como dinâmicas voltadas à separação dos resíduos.
A iniciativa visa a aproximar os profissionais do saneamento ou os estudantes que ainda ingressarão no mercado de trabalho da realidade das cidades, promovendo a integração com a população e a troca de informações sobre melhorias para a comunidade.
Para o coordenador do JPS-SP, o engenheiro Roger Gregório, as atividade podem mostrar aos jovens as necessidades da população e do setor do saneamento. “Ao mesmo tempo, podem capacitá-los para que cheguem ao mercado mais preparados, pois estamos sem tempo para recuperar o saneamento ambiental”, afirma.
A coordenadora nacional do JPS, Jaqueline Rocha, ressalta que, em 2014, o Dia Mundial da Água busca a atenção para aumentar a conscientização sobre as inter-relações entre água e energia, o que considera tanto a segurança energética como a utilização sustentável da água em uma economia verde. “A importância das inter-relações entre as áreas da gestão urbana está relacionada ao fato desta tornar-se complexa e multidimensional, ou seja, deixar de considerar simplesmente a disponibilização de infraestrutura básica. Assim, quando fragmentada, a gestão urbana resulta em entraves ao desenvolvimento de seus diversos vetores, entre eles o saneamento ambiental. Daí a necessidade de profissionais em saneamento preparados para essa visão integradora”, afirma.
Essas inter-relações, pontua Jaqueline, podem ser encontradas na atividade planejada pelo JPS-SP para o Dia Mundial da Água quando abordam, além de recursos hídricos, temas como ocupação de áreas de risco e resíduos sólidos.
As atividades do Dia Mundial da Água acontecerão entre 11h e 16h. Profissionais, estudantes e universidades que queiram participar podem entrar em contato com a ABES-SP pelo email jps@abes-sp.org.br
  
O JPS
O Programa Jovens Profissionais do Saneamento Ambiental da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) surgiu para preencher uma lacuna identificada no mercado pela carência de profissionais qualificados para atuar no saneamento. Trata-se de um programa de desenvolvimento contínuo com objetivo de despertar habilidades e lideranças entre os jovens que começam a atuar na área do saneamento ambiental, para satisfazer as necessidades presentes e futuras do setor.
Dentre as metas do programa, estão: criar uma rede de relacionamento entre jovens profissionais brasileiros e permitir que essa rede esteja inserida em programas internacionais de jovens profissionais, apoiar o desenvolvimento da carreira desses jovens profissionais, permitindo seu engajamento com a associação e com os consultores sêniors, e auxiliar nos estudos técnicos (forças tarefa) do setor.
Também está em andamento a implantação de programas de capacitação que abordem temas como: gestão de projetos, projeto de saneamento, licitações e contratos de obras, avaliação e licenciamento ambiental de obras hidráulicas e de saneamento; análise técnica e econômica de projetos de engenharia sanitária e ambiental; elaboração de orçamento para obras de saneamento, fiscalização de obras de saneamento; gestão ambiental - conceitos e ferramentas; família de normas ISO 24511, 24512, 24513; regulação no saneamento ambiental; entre outros temas.
Outra iniciativa do JPS é o Banco de Currículos, que disponibiliza currículos de jovens profissionais no site da ABES-SP para a consulta de empresas. Para conhecê-lo, acesse a área JPS à direita do site.


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário