terça-feira, 4 de novembro de 2014

ABES-SP dá início a mais um curso com especialistas internacionais

Começou nesta segunda-feira, dia 03, o Curso de Projeto de Redes de Água Potável com uso de EPANET em combinação com Softwares GIS livres, ministrado pelos engenheiros espanhóis Josep Lluís Sala, da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), e Xavier Torret Requena, da Universidade Católica da Múrcia.
O curso, promovido pela ABES-SP, é voltado para engenheiros e tecnólogos que trabalham em planejamento, estudos, projetos e operação de sistemas de abastecimento de água e tem como objetivo habilitar estes profissionais no uso dos programas EPANET, Giswater e PostgreSQL em conjunto com o PostGIS e o Qgis, aplicados a casos práticos de modelagem hidráulica e operação de sistemas de abastecimento.
O professor Xavier Torret Requena abriu a primeira aula do curso e falou sobre suas expectativas para o treinamento. “Esperamos que os participantes adquiram noções da utilização dos softwares livres e suas aplicações. Além disso, nossa intenção é que, ao final deste curso, eles saiam daqui sabendo utilizar todo o potencial de alcance destes softwares, e possam mexer com liberdade para aproveitar ao máximo todas as suas funções”, explicou.
Xavier, que também é Sócio-Diretor da Bgeo Open Gis e Vice-presidente da Giswater Association, ainda falou sobre a experiência de trabalhar mais uma vez com a ABES-SP. “Este já é o terceiro curso que ministro aqui e a impressão é sempre muito satisfatória. Para nós é sempre um prazer muito grande trabalhar com a ABES.”

DSC 0010 - Cópia

Xavier Torret Requena ministra o curso na sede da ABES-SP
O participante Guilherme Rodrigues da Cunha, da TCRE Engenharia, mostrou-se bastante empolgado com o curso. “Espero que me dê maior habilitação para tratar com a água em si e também operacionalizar essas novas tecnologias, saber utilizá-las para que se tenha mais velocidade e eficiência na hora de tratar destes assuntos e também incorporar isso ao que vem sendo feito para melhor, sempre buscando uma evolução contínua no setor de abastecimento de água”.
Damiana Loures Vieira, que trabalha com gestão ambiental e planejamento estratégico de água potável na Infraero, acredita que o conhecimento adquirido será muito útil em seu trabalho. “Minha intenção é aprender a utilizar mais uma ferramenta de gestão e eu espero depois do curso conseguir implementar a utilização dos softwares GIS também na gestão de recursos hídricos”, afirmou.
O Curso de Projeto de Redes de Água Potável com uso de EPANET em combinação com Softwares GIS livres está sendo realizado na sede da ABES-SP. O encerramento acontecerá na sexta-feira, dia 07.
Para conhecer outros cursos promovidos pela ABES-SP, acesse http://abes-sp.org.br/cursos-e-eventos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário