sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Ministério do Meio Ambiente define regras para proteger espécies ameaçadas

Veado do Pantanal: espécie ameaçada de extinção.
Veado do Pantanal: espécie ameaçada de extinção. | Foto :Zig Koch

Todas as novas listas de espécies ameaçadas ou consideradas em risco de extinção, elaboradas no Brasil, deverão obedecer a padrões internacionais de avaliação de risco, com atualização anual por grupos de espécies e verificação geral a cada cinco anos. É o que institui o Programa Nacional de Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção (Pró-Espécies), cujo objetivo é adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão, visando minimizar as ameaças e o risco de extinção de espécies.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) quer oferecer subsídios ao desenvolvimento de ações capazes de retirar a espécie da lista o mais rápido possível. O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, Roberto Cavalcanti, explica que o programa agrega vários elementos em um só lugar e oferece uma base estratégica nacional de conservação da biodiversidade com relevância para normas internacionais, dando mais solidez ao processo.

Nova classificação

Ao contrário dos procedimentos adotados nas listas anteriores, os critérios atuais de avaliação de espécies ameaçadas são os mesmos adotados pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e nos termos da Convenção de Diversidade Biológica (CDB). “A nova classificação permite lidar com lacunas de conhecimento e incorporar qualquer espécie da fauna no risco de avaliação, que será feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”, informa Cavalcanti.

As classificações abrangem as espécies ameaçadas de extinção; as extintas (que já desapareceram completamente); as extintas da natureza (conhecidas apenas em cativeiro ou fora de sua área de distribuição natural); as criticamente em perigo (em risco extremamente alto de extinção na natureza); em perigo (que está enfrentando risco muito alto de extinção na natureza); as vulneráveis (quando as melhores evidências disponíveis indicam que se atingiu qualquer um dos critérios quantitativos para vulnerável, enfrentando alto risco de extinção na natureza); e as quase ameaçadas de extinção (podendo se enquadrar em uma categoria de ameaça em futuro próximo), entre outras classificações menos preocupantes.

Fonte: Ciclo Vivo 

Inscrições abertas para o curso a distância Planos de Saneamento Básico

O Ministério das Cidades, no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) e da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (ReCESA), oferece o 1º Curso a distância de autoinstrução Planos de Saneamento Básico.

O curso é dirigido aos gestores e técnicos de municípios, governos estaduais, prestadores de serviços, consórcios, associações de municípios, agências reguladoras e outras entidades relacionadas ao saneamento, além da sociedade civil interessada no tema. O objetivo principal do curso é apoiar os municípios na elaboração de seus Planos de Saneamento Básico, em conformidade à Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico.
O conteúdo foi organizado em sete módulos, que totalizam 40h de estudos, divididas em leituras de textos-base e textos complementares, além de vídeos e exercícios. O curso é de autoinstrução, sem tutoria.  Ao final, o participante que concluí-lo com aproveitamento mínimo de 75% receberá um certificado de participação.
O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas no Portal Capacidades por meio do endereço http://www.capacidades.gov.br/ entre os dias 03/02/2014 e 10/02/2014.

Participe!


Informações:

1º Curso a distância de autoinstrução - Planos de Saneamento Básico

Período de Inscrições: 03/02/2014 a 10/02/2014

Prazo para realização do curso: 12/02/2014 a 14/04/2014




Fonte: Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental -Ministério das Cidades

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ABES-SP promove Oficina Participativa sobre Educação Ambiental


Teve início, na última terça-feira, 04, na sede da ABES-SP, a “Oficina participativa: educação ambiental e indicadores”, comandada por Emilia Wanda Rutkowski, orientadora da UNICAMP e presidente da Subseção Campinas, juntamente com Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis, associada da entidade.

Emilia W. Rutkowski (centro) ministra a Oficina



O encontro tem como objetivos trabalhar o conceito de Educação Ambiental junto ao desenvolvimento e compreensão de Indicadores Ambientais para a melhoria do processo de responsabilidade socioambiental corporativo; uniformizar expressões relativas à essa área, a saber: meio ambiente urbano, saneamento básico, saneamento ambiental, sociedade, vulnerabilidade social e desenvolvimento sustentável; discutir e conhecer o conceito de Educação Ambiental a fim de formar conceituação própria para processos empresariais; e compreender o que são indicadores, sua implementação e avaliação no âmbito ambiental, bem como contribuir para a avaliação dos indicadores já existentes e criação de novos.


Auditório lotado para a primeira aula da oficina
A oficina terá a duração de 40 horas, dividas em cinco aulas a serem realizadas em dias alternados. O encerramento do curso será realizado no dia 14 e marcará a validação de indicadores apresentados.

Designer de joias incorpora a sustentabilidade amazônica em suas peças

amazonia-ecod.jpg

A seca que atingiu a Bacia Amazônica em 2010 foi tão severa que comprometeu até mesmo a capacidade da floresta de absorver o excesso de dióxido de carbono (CO2), considerado o principal gás de efeito estufa. No ano seguinte, com chuva acima da média, a vegetação conseguiu não apenas absorver toda a emissão oriunda de processos naturais como também a resultante de atividades humanas, entre elas as queimadas.

Os dados são de uma pesquisa financiada pelo Natural Environment Research Council (Nerc), do Reino Unido, e pela Fapesp (no âmbito do Programa de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais) e foram divulgados na capa da edição de quinta-feira, 6 de fevereiro, da revista Nature.

“São dois cenários extremos que mostram como a falta de chuva modifica a dinâmica da floresta e o balanço de carbono na região. A precipitação pluviométrica, portanto, é um fator que os cientistas que trabalham com previsão climática terão de levar em consideração em seus modelos. Caso contrário, os resultados ficarão muito distantes da realidade”, explica Luciana Vanni Gatti, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Gatti é autora principal do estudo ao lado de Emanuel Gloor, da Universidade de Leeds, no Reino Unido, e de John B. Miller, do National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa), uma das principais agências científicas norte-americanas com foco em questões ambientais.

Para chegar a tal conclusão, o grupo realizou, ao longo de 2010 e 2011, 160 medições aéreas em quatro locais da Bacia Amazônica: Santarém, Alta Floresta, Rio Branco e Tabatinga. Em cada perfil de avião foram coletadas 17 amostras de ar atmosférico em alturas que variavam até 4,4 quilômetros acima do nível do mar.

Incógnita amazônica

Há pelo menos duas décadas, cientistas de todo o mundo têm se esforçado para entender o balanço de carbono da Bacia Amazônica e descobrir se a floresta é, de fato, o sumidouro de carbono que se imagina. “A Amazônia concentra 50% da floresta tropical do planeta e isso faz muita diferença no balanço global de carbono. É uma incógnita importante nos modelos climáticos”, contou Gatti.

A floresta praticamente só absorveu a quantidade de carbono equivalente ao que naturalmente foi emitido (além de outros processos, desconsiderando a queima de biomassa) – algo em torno de 30 bilhões de quilos de carbono –, sendo que o balanço final foi de 480 bilhões de quilos de carbono emitidos para a atmosfera no ano de 2010.

Embora medições aéreas ofereçam dados com maior representatividade regional, avaliou a pesquisadora, é preciso também que o estudo tenha representatividade temporal, ou seja, tenha longa duração.

“Existe uma variabilidade muito grande de ano para ano. Se nos baseássemos apenas nas medições feitas em 2010, que foi um ano completamente anômalo, não teríamos uma ideia precisa do balanço de carbono da Amazônia. Por isso o projeto continua e nossa meta é completar dez anos de medições para ter um dado que realmente represente o balanço de carbono da Bacia Amazônica”, projeta Gatti.

Fonte: Ecodesenvolvimento.com 

A exemplo do Rio, Teresina também passa a multar quem joga lixo nas ruas


piaui-ecod.jpg

A exemplo da cidade do Rio de Janeiro, a capital do Piauí, Teresina, também vai passar a multar quem for flagrado jogando lixo na rua. A fiscalização da Lei Lixo Zero, que multa os infratores em R$ 100, teve início na quarta-feira, 5 de fevereiro, na região do centro. Nenhuma autuação foi emitida e os fiscais apenas repassaram orientações.


Inicialmente a fiscalização vai se concentrar na Praça Rio Branco, Praça da Bandeira, Landri Sales, João Luís Ferreira e na Avenida Frei Serafim, de segunda a sábado, das 08 às 18 horas.

De acordo com o gerente de fiscalização da Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte, Alexandre Mariano, há 24 fiscais e 15 seguranças já distribuídos nestes pontos. Ele explica na quinta-feira (6) eles ainda vão apenas dar orientações, além de informarem a vigência e as penalidades da lei.




Mas a partir de sexta-feira (7) é tolerância zero. Sobre a multa, ele adverte que o pagamento não será feito ao fiscal. Quem for abordado, deve apenas apresentar documento de identificação para o registro da multa. “É importante a gente colocar que a multa não será paga ao fiscal. A pessoa será autuada e vai procurar uma SDU e retirar o boleto para pagamento”, esclareceu Alexandre ao jornal Meio Norte.

Ação e reação
Caso o sujão não efetue o pagamento, seu nome vai para a dívida ativa da cidade. “Se não o fizer nós vamos o inscrever na dívida ativa do município e a pessoa não vai poder utilizar os serviços da prefeitura”, garante. Qualquer pessoa que sujar locais públicos, como a rua, está sujeita a multas.

Motoristas que jogam lixo pela janela do carro também serão autuados. "O fiscal anota a placa, identificamos o proprietário”, explica o gerente, ao acrescentar que o órgão de infração dá o prazo de 10 dias para o motorista recorrer da multa. Seguranças estão preparados para eventuais reações por parte do infrator.

Educação ambiental
Se houver insistência em desrespeitar a lei, Alexandre conta que os fiscais poderão fazer uso da força policial. “Nossa equipe de segurança vai tentar convencer a pessoa. Caso haja resistência pode ocorrer o uso da força policial." Para garantir que o cidadão cumpra a determinação, a Prefeitura, por meio da SDU Centro/Norte, vai implantar mais 250 novas lixeiras para serem instaladas em diversos pontos do centro da cidade, principalmente naqueles locais onde há um fluxo maior de pessoas.

“Já existe planejamento para concurso para novos fiscais e todo o dinheiro arrecado será investido em educação ambiental”, destaca. Uma das autoras do projeto, a vereadora Rosário Bezerra ressalta a importância da fiscalização para que a lei tenha eficácia. “Essa lei tem como objetivo a conscientização da população, para que tenhamos uma cidade mais limpa e organizada. Para isso, a prefeitura tem de criar mecanismos necessárias para seu cumprimento, como a implantação de novas lixeiras e a contratação dos fiscais do lixo”, sugere.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 


Bogotá abandona carros por uma semana

A cidade ganha três grandes rotas com 376 quilômetros da rede de ciclorrotas e ciclovias.

A partir desta quinta-feira (6), os carros em Bogotá deverão dar lugar às bicicletas. Isso porque a cidade quer estender o já tradicional “Dia sem Carro” para uma semana inteira. A ideia foi organizada pelo Mejor en Bici e ganhou apoio de algumas empresas.

No Brasil, o “Dia sem Carro” acontece em setembro e poucas pessoas realmente deixam o automóvel na garagem. Já na capital da Colômbia, o evento acontece em fevereiro e o número de pessoas que aderem ao movimento é grande, por isso estender a iniciativa por mais dias pode dar certo. Segundo um jornal local, o “Las 2 Orillas”, sete empresas se manifestaram a favor.

Os funcionários de tais companhias vão utilizar a bicicleta durante cinco dias para fazer o trajeto casa-trabalho. Para ajudar os que não estão acostumados a utilizar a bicicleta como meio de transporte, o Mejor en Bici desenhou três grandes rotas com estrutura de segurança e assistência - para o caso de ocorrer algum acidente.

A organização Mejor en Bici surgiu em 2009, com apoio da British Council (uma instituição pública do Reino Unido). De acordo com o grupo, em Bogotá, a população gasta em média 22 dias por ano no trânsito. A solução, segundo eles, é optar pela bike: redução de tempo, de emissões de CO2 e de estresse, além de melhora na saúde.

Os colombianos que estiverem interessados em já adotar um novo estilo de vida terão 376 quilômetros da rede de ciclorrotas e ciclovias, que serão habilitados para o evento. Os percursos conectam diversas regiões da cidade. O projeto é direcionado, especialmente, aos “leigos” nas pedaladas no centro urbano.

Fonte: Ciclo Vivo

Walmart lança cartilha para redução do uso de sacolas plásticas

As ações da rede contra o consumo evitaram o consumo de 123 milhões de sacolas plásticas.

Dando continuidade as ações para reforçar a diminuição do consumo de sacolas plásticas, o Walmart disponibiliza para download em seu hotsite a cartilha “Sacolinhas, e eu com isso?”.

Com um conteúdo rico sobre o tema, a publicação aborda diversos aspectos como as principais informações sobre as consequências para o Planeta deste consumo de forma inconsciente, as alternativas que podem dispensar sua utilização, o ciclo de vida deste item e todos seus possíveis destinos na hora do descarte. “A cartilha fala diretamente com o consumidor, deixando claro que ele é o agente da mudança, e que cabe apenas a ele escolher alternativas mais sustentáveis, como por exemplo, a sacola retornável”, explica a diretora de Sustentabilidade do Walmart, Camila Valverde.

No Portal, o cliente do Walmart também terá acesso a notícias, diversas campanhas ativas da rede, dicas úteis para transporte das compras e até jogos com o intuito de educar a população. O Walmart é parceiro do Ministério do Meio Ambiente em pesquisas e campanha institucional sobre o tema.

A rede lançou no Brasil há cinco anos o programa “Cliente consciente merece desconto”, que dá descontos de R$ 0,03 (valor da sacola) a cada cinco produtos adquiridos para quem não usa as sacolinhas plásticas nas compras.

De 2009 até junho de 2013 foram mais de R$ 3,7 milhões em descontos e 123 milhões de sacolas que deixaram de ser usadas por clientes na rede.

O programa de redução do uso de sacolas plásticas inclui treinamento com os funcionários para o melhor aproveitamento das sacolas no ato de empacotar as compras.

Fonte: Ciclo Vivo 

Com abordagem budista, escola tailandesa dá lições de vida sustentável

A Escola Panyaden integra princípios budistas e consciência ambiental.

O escritório de arquitetura 24H foi contratado para projetar a sede de uma escola primária na Tailândia. Panyaden é uma escola particular bilíngue com abordagem budista e que acomoda 375 estudantes, sendo que quase 20% deles são crianças locais, financiadas por bolsas de estudo. Os alunos se formam embaixadores que irão introduzir uma vida sustentável em suas comunidades.


A Escola Panyaden tem por objetivo oferecer uma educação holística que integra princípios budistas e consciência ambiental com o altamente considerado Curriculum Primário Internacional. Alguns dos temas abordados são sabedoria tradicional, métodos agrícolas, estudo de vegetação das florestas tropicais, tecelagem, culinária, entre outras atividades.


Localizada em um terreno de cinco mil metros quadrados, ao sul da cidade de Chiang Mai, a escola se encontra nos arredores de um antigo pomar, onde as montanhas mais altas da Tailândia se encontram com os campos planos de arroz. Assim os arquitetos optaram por construir um arranjo informal de pavilhões organizados ao longo de caminhos.


Edifícios foram criados a partir de elementos da terra, além de serem adotadas técnicas de permacultura, utilizando materiais locais como o bambu.


Existem dois tipos de edifícios principais, um abriga as salas de aula e o outro diversas funções, como sala de reunião e refeitório. O pavilhão das salas de aula tem paredes de taipa, dividindo o prédio em três salas. As paredes externas são feitas de adobe. As janelas de vidro são emolduradas por madeiras recicladas locais, enquanto garrafas de vidro e janelas de máquina de lavar roupa trazem luz natural à sala de aula. Armários e prateleiras estão todos integrados em uma parede de adobe curva em torno do bloco sanitário. Os contornos curvos da estrutura do telhado de bambu espelham as montanhas no horizonte.


Já no outro edifício multifuncional, as colunas são constituídas de feixes de bambu, as fundações são de pedra e a cobertura também é feita de bambu, o que dá a sensação de caminhar por uma floresta.

As outras salas - projetadas e criadas por pessoas locais (parque infantil, em torno da piscina, sala de Buda, etc.) se assemelham a pássaros ou folhas. Todos os projetos são inspirados a partir de elementos encontrados na natureza e na vida diária tailandesa.


Todo o projeto foi construído a partir de terra e bambu local que têm sido, naturalmente, tratados para suportar os elementos. Vegetais orgânicos e arroz também são cultivados na propriedade.

Ali, as águas residuais são tratadas e dos restos de alimentos é feita a compostagem para produzir fertilizantes orgânicos e biogás para cozinhar. A pegada de carbono desta escola é praticamente zero. 



Fonte: Ciclo Vivo 

Norte-americano desenvolve churrasqueira movida a energia solar


Uma churrasqueria que só precisa da luz solar para assar os alimentos é a invenção do norte-americano David Wilson. O modelo pode alcançar temperaturas de até 230°C.

Wilson é professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Foi lá que ele desenvolveu a tecnologia capaz dar autonomia de 25 horas de uso da churrasqueira. Além disso, a energia pode ser armazenada, garantindo a festa até à noite.


O produto foi idealizado enquanto o professor estava na Nigéria. É comum o uso de fogão à lenha na região e ele percebeu os riscos que a inalação do carvão podem oferecer à população local. Além disso, há diversos relatos de mulheres que são estupradas no caminho que percorrem para conseguir a lenha.  

Batizada de Wilson Solar Grills, a churrasqueira elimina a necessidade de utilizar carvão, consequentemente, significa menos poluição, menos desmatamento e mais saúde. De forma que sua ideia pode ser uma alternativa viável para comunidades mais isoladas, que recebem o calor do sol em abundância diariamente. 

Ainda não há previsão de ser comercializada. 


Fonte: Ciclo Vivo 

Butão produzirá apenas alimentos orgânicos

Pesticidas, agrotóxicos e todos os químicos para controle
 de praga serão proibidos. 
Foto :Rodrigo Favera/Flickr

O “país da felicidade” vai investir em uma alimentação mais saudável. Pesticidas, agrotóxicos e todos os químicos que são utilizados para controlar as pragas na agricultura não farão mais parte da vida dos butaneses.

Com uma das menores economias do mundo, a população vive essencialmente da agricultura e criação animal. Atualmente, os adubos orgânicos naturais já são a opção de muitos moradores devido ao custo alto dos produtos artificiais. Entretanto, mesmo os que possuem condições de arcar com os valores terão de ser adequar aos fertilizantes obtidos de seu gado.

A novidade, segundo a agência internacional Pressenza IPA, foi anunciada pelo ministro da agricultura, Pema Gyamtsho, que também é agricultor. Isso torna o Butão o primeiro país do mundo a produzir exclusivamente com agricultura ecológica.

Gyamtsho ressaltou os males que os químicos podem causar nas águas subterrâneas e a perda de valor nutricional dos alimentos na agricultura convencional. O governo pretende investir na variedade de alimentos imunes a pragas e, futuramente, exportar alimentos naturais para China, Índia, entre outros países vizinhos.


Fonte: Ciclo Vivo 

ARTIGO: Como pode faltar água na Baixada Santista com tanto investimento?

Por Ovanir Marchenta Filho
A SABESP – Cia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, concessionária de serviços de água e esgotos, opera em toda a Baixada Santista e investiu muito na última década, tanto em coleta e tratamento de esgoto como em abastecimento de água. Como é possível então faltar água em alguns pontos de algumas cidades?
Vejamos: O abastecimento de água depende basicamente da Produção, da Reservação, da Distribuição e das Perdas Físicas. 
O maior Sistema Produtor da Baixada Santista é o da Estação de Tratamento de Água de Cubatão, que capta água na saída do canal de descarga da Usina de geração de Energia Elétrica Henry Borden, cuja água tem origem na Represa Billings, além de captar também no Rio Pilões.
Essa ETA é responsável por mais da metade da vazão produzida na Baixada Santista. Nos últimos anos foram executadas obras para aumento de capacidade tanto na captação quanto no tratamento. Nas outras ETAs da Baixada, para se produzir água tratada tem-se que captar água bruta nos mananciais que estão na Serra do Mar. Uma das características principais desses rios é a declividade acentuada, em vales íngremes e em área de preservação permanente, o que inviabiliza a construção de barragens de acumulação de água bruta, tanto na análisen técnica quanto ambiental. A vazão de cursos de água com esse perfil depende de chuvas finas e constantes, que carregam toda a bacia de influência. Se não houver chuva por períodom prolongado pode ocorrer redução de vazão de captação.
Nos últimos anos foram executadas obras com implantação de novas ETAs principalmente em Guarujá, Itanhaém e São Vicente, com aumento substancial na produção.
No Sistema de Abastecimento da Baixada, existem vários reservatórios para acumulação de água tratada, que teoricamente estão dimensionados para atender as grandes demandas, sendo um deles o Reservatório Túnel, um dos maiores do Estado de São Paulo.
Nos últimos anos foram construídos vários reservatórios principalmente em Guarujá, Praia Grande e Itanhaém, com aumento da capacidade de reservação. Para aduzir toda a água produzida nos vários Sistemas Produtores da Baixada Santista considerando os detalhes de cada um e a localização dos vários reservatórios, existe uma malha de adutoras que interliga praticamente todos esses sistemas de abastecimento, sendo possível então, mandar água de um sistema para outro, na medida das necessidades. Apenas o Sistema de Bertioga fica Isolado.
Nos últimos anos foram assentados vários quilômetros de adutoras interligando melhor os sistemas, principalmente em Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, aumentado muito a versatilidade de abastecimento.
Outra variável importante no sistema de abastecimento é o gerenciamento das perdas físicas. Nos últimos anos se tem investido muito na detecção de vazamentos e na reformulação das redes de distribuição com implantação de setores que permitem o monitoramento das vazões e pressões, facilitando os diagnósticos de anomalias e acelerando as correções, principalmente em Guarujá e Praia Grande.
Todos esses sistemas de abastecimento citados foram projetados considerando que a população na Baixada Santista é praticamente fixa de segunda a sexta feira, com variações grandes nos fins de semana e variações muito grandes nos feriados prolongados.
Como pode faltar água com todo esse investimento se a SABESP se preparou para fazer um bom atendimento, com investimentos em obras e treinamento do seu pessoal?
Nesse final de ano de 2013 com os feriados de Natal e Ano Novo caindo na quarta feira, e considerando que várias empresas marcam férias coletivas nesse período, criou-se um super feriado prolongado.
Houve um grande apelo turístico na mídia, convidando a todos para as tendas de eventos, shows e queima de fogos em todos os municípios. A região da Baixada Santista está em franco desenvolvimento, com vários empreendimentos, muitos deles fora do eixo tradicional para grandes edifícios.
O acesso à região da Baixada Santista se da pelas melhores estradas do Estado. Esses atrativos, aliados à melhora do poder aquisitivo da população como um todo, contribuiram para que houvesse um grande afluxo de pessoas para curtir uma mini férias na Baixada Santista, sendo que em algumas cidades a população triplicou. Essa ocupação recorde mudou  até o perfil de ocupação em bairros historicamente estáveis.
Essas pessoas em férias querem ficar à vontade nas praias, sair da rotina e aproveitar o que as cidades oferecem, e consumem mais água. Todos esses aspectos analisados, previsíveis, foram considerados e planejados. Mas como pode faltar água?
Durante 11 dias consecutivos não choveu na Baixada Santista justamente nesse período de população recorde, o que não ocorre a décadas, mostrando que as mudanças de clima estão cada vez mais imprevisíveis. A temperatura e a sensação térmica nesse período ficaram em torno de 40°C. O consumo de água per capta nessas condições ficou altíssimo.
Para piorar a situação, houve falta de Energia Elétrica no principal Sistema Produtor por várias horas. A falta de Energia Elétrica por um período longo num sistema tão importante provocou o esvaziamento parcial dos reservatórios que seriam utilizados nas horas de maior consumo, prejudicando grande parte da operação planejada.
Foram feitas todas as operações de transferências de um sistema para outro, utilizadas dezenas de caminhões tanque, mas houve falta de água em alguns pontos em algumas cidades.
Porém, nessa condição extremamente desfavorável onde há o imponderável. Não se pode atribuir a falta de planejamento somente à SABESP, pois não é admissível se ter um sistema de abastecimento considerando todas as variáveis no ponto mais crítico, para atender esse grande número de pessoas, por apenas alguns dias. Durante 350 dias do ano o abastecimento foi normal em todas as cidades da Baixada.
Há que se considerar, entretanto, que além da SABESP continuar com os estudos e as obras, outros atores devem ser incluídos para o planejamento das atividades dos feriados prolongados e principalmente dos finais de ano. A Agência da Região Metropolitana da Baixada Santista, as Prefeituras, a Concessionária de Energia Elétrica e sua Agência Reguladora, o Ministério Público, além da Sabesp, devem manter uma discussão mais ampla para um diagnóstico metropolitano das atividades dos períodos de grande afluxo de pessoas, para que elas sejam tratadas com dignidade e transparência e que aproveitem bem as horas de descanso.
Há de se ter um plano de mídia para informar e orientar as pessoas quanto à ocupação adequada dos imóveis, quanto ao uso racional da água e quanto ao aumento de reservação nos imóveis, entre outras providências.
É imprescindível também se discutir as ocupações irregulares de áreas, onde teoricamente é proibido o abastecimento de água, como se fosse possível seres humanos lá viverem e sem água. São nessas áreas onde ocorrem as principais perdas físicas de água. Existem ocupações com famílias que já estão na terceira geração, e ainda são consideradas irregulares.
Há de se ter aprovação de instalações de água e esgotos provisórias nessas áreas, eliminando-se os “gatos”, com o compromisso de retirada das instalações assim que ocorram as remoções das pessoas.
Um atendimento com quantidade e qualidade adequadas é um direito das pessoas que visitam a Baixada Santista e um dever de todas as Entidades de Serviços Públicos envolvidas.

Ovanir Marchenta Filho é Engenheiro civil, Especializado em Saneamento Básico e Ambiental e Presidente da Subseção ABES Baixada Santista.

Artigos assinados são responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, a posição da ABES.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Curso de pós-graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental tem aula inaugural na Universidade Mackenzie

Representantes da ABES, APECS e AESABESP participaram, nesta terça-feira, dia 4, da aula inaugural do curso de pós-graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental na Universidade Mackenzie. Resultado da parceria entre as entidades e a instituição de ensino, o curso é voltado aos profissionais graduados em Engenharia e Tecnologia que atuam ou virão a atuar no setor de saneamento ambiental e tem por objetivo atualizar e aprofundar conhecimentos dos profissionais no setor de saneamento de forma que possam identificar soluções técnicas adequadas para vencer os desafios técnicos do setor, trazendo rapidez nas decisões e melhoria da qualidade de vida de nossa sociedade.
Paulo Ferreira, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro, Dante Ragazzi Pauli e Luiz Roberto Gravina Pladevall (da esquerda para a direita) na aula inaugural do curso de pós-graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental na Universidade Mackenzie

Estiveram presentes na aula inaugural o vice-diretor da Escola de Engenharia do Mackenzie, Prof. Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Jr., a Profª. Magda Aparecida Salgueiro Duro, Coordenadora da Engenharia Civil da universidade, o Prof. Paulo Ferreira, coordenador do curso, Dante Ragazzi Pauli, Presidente da ABES Nacional e professor do Mackenzie, Luiz Roberto Gravina Pladevall, Presidente da APECS, Reynaldo Eduardo Young Ribeiro, Presidente da AESabesp, e Waldomiro de Oliveira Barbosa Junior, Gerente do Mackenzie Soluções.
Mencionando um trecho bíblico do Gênesis, o reverendo Reverendo Gildasil Barbosa dos Reis abriu a cerimônia e ressaltou a importância da preservação da natureza e a relevância das profissões que se dedicam ao meio ambiente. “A questão ambiental é muito séria em nosso país e os ambientalistas sempre têm preocupação em conjugar medidas que possibilitem qualidade de vida melhor pra população, contribuindo pra saúde pública. Parabéns àqueles que investem tempo acadêmico e esforços nessa tarefa”, afirmou.

Para o vice-diretor da Escola de Engenharia, Prof. Dr. Antônio Hortêncio Munhoz Jr., o saneamento ambiental é primordial para uma idade como São Paulo e seu entorno. “O corpo docente do Mackenzie possui vasto conhecimento e poderá contribuir muito nessa área. Também investimos para criar um laboratório aqui na universidade que vai contribuir para o curso", disse. Uma nova sala também foi especialmente equipada para o curso, segundo informou 
Waldomiro de Oliveira Barbosa Jr., Gerente Mackenzie Soluções.


O presidente da APECS, Luiz Roberto Gravina Pladevall, enfatizou a união entre as entidades para a concretização da iniciativa e para a melhoria de todos os aspectos na área de saneamento, inclusive a capacitação. “Entidades, concessionárias, prestadores de serviços e consultorias estão alinhados não só em relação a este curso, mas em diversos cursos para melhor qualificação dos profissionais do setor.”

A parceria também foi exaltada por Reynaldo Eduardo Young Ribeiro. “A AESabesp está muito satisfeita em participar dessa parceria, pois esse curso representa um esforço de 3 entidades representativas do setor na formação de novos profissionais, além de capacitá-los com as melhores tecnologias e processos disponíveis, somados ao teor acadêmico das disciplinas fundamentais da Engenharia Sanitária.”

O coordenador do curso, Prof. Paulo Ferreira, apresentou as diretrizes e os diferenciais da pós-graduação em Engenharia de Saneamento Ambiental. “Não conheço um curso cujo currículo tenha sido tão fortemente buscado entre os que trabalham no setor. Foi de grande valia a contribuição da APECS, da AESABESP e da ABES, através do Professor Dante Ragazzi, que tem uma visão ampla do país e de como está a situação do saneamento.”

O grande diferencial, ressaltou o acadêmico, é a relação na qual a universidade amplia seu conceito de universidade. “Não estamos presos ao corpo docente, estamos trazendo pessoas que têm experiência na Sabesp e também em outras universidades e que poderão partilhá-la conosco e conhecer também a nossa experiência. Esperamos que, daqui a três semestres, quando vocês concluírem o curso, tenham oportunidade de crescer, juntamente com a universidade, nos desafios que o setor nos propõe a cada dia. Estamos colocando os 118 anos da Escola de Engenharia à disposição , numa estreita relação que engrandecerá a todos nós, vocês e a universidade.”

A Escola de Engenharia do Mackenzie completa 118 anos este ano.  Ao saudar os novos alunos, a Professora Magda Aparecida Salgueiro Duro ressaltou que a parceria trará bons resultados, não apenas para os alunos do curso, mas também para a universidade, as entidades parceiras e os acadêmicos.

Professor da Universidade Mackenzie há 28 anos, Dante Ragazzi Pauli, Presidente da ABES e superintendente da Sabesp, expressou sua satisfação em participar da iniciativa. “Há muitos motivos que me deixam contente em estar aqui. Além do empenho de todos os colegas para que essa pós-graduação fosse viabilizada, nesses anos em que integro a ABES, a nossa grande bandeira é capacitar o setor. Engenheiros, técnicos ou encanadores, todos devem ser bons no que fazem, entender o que estão fazendo. Criar massa crítica no setor é um fator importante e nós não abrimos mão dessa premissa. Nós, engenheiros, temos que criticar, mas também propor soluções, buscar saídas. Que tenhamos sucesso não só nessa turma, mas nas próximas.”



Influência humana no aquecimento global é evidente, alerta novo relatório do IPCC

urso-ecod.jpg
A cobertura de gelo nos polos e no hemisfério norte vai continuar diminuindo
 e os níveis do mar e a temperatura aumentando | 
Foto: UN Chronicle

As atividades industriais do ser humano têm sido a causa dominante das mudanças climáticas globais desde meados do século 20 e as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa, que apresentam níveis nunca antes vistos em pelo menos 800 mil anos, vão persistir por muitos séculos. É o que afirma a versão final do relatório apoiado pela ONU sobre mudanças climáticas lançado na última quinta-feira de janeiro (30).

O documento, que explica as ameaças do aquecimento global, como o derretimento da cobertura de gelo da Groenlândia e da Antártida, a elevação dos níveis dos oceanos, aumento de ciclones e ondas de calor, é um resumo das conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

“Limitar as alterações climáticas vai exigir reduções substanciais de emissões de gases de efeito estufa”, ressalta a publicação, acrescentando que mesmo que as emissões de dióxido de carbono (CO2) parem, as consequências das alterações climáticas vão persistir por muitos séculos.

“A influência humana foi detectada no aquecimento da atmosfera e do oceano, em mudanças no ciclo global da água, em reduções de neve e gelo, no aumento global do nível do mar e em mudanças em alguns eventos climáticos extremos”, diz o relatório.

Era industrial e emissões

O documento ressalta que é muito provável que mais da metade do aumento observado na temperatura média da superfície global de 1951 a 2010 tenha sido causado pelo aumento de gases de efeito estufa emitido por atividades humanas. Algumas das principais emissões de CO2, metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) foram feitas desde o início da era industrial, há 250 anos.

Ele observa que cada uma das últimas três décadas tem sido sucessivamente mais quente na superfície da Terra do que qualquer década anterior desde 1850 e mudanças climáticas extremas têm sido notadas desde cerca de 1950, com frequentes ondas de calor na Europa, Ásia e Austrália e aumento ou diminuição de chuvas em alguns lugares da América do Norte e da Europa.

Eventos climáticos extremos

Nas regiões frias, o relatório afirma que a média anual do gelo do mar Ártico diminuiu ao longo do período de 1979 a 2012 a aproximadamente 3,5% a 4,1% por década. A temperatura do subsolo congelado também aumentou desde o século 20.

Em partes do norte do Alasca, a temperatura subiu 3ºC e no norte da Rússia até 2ºC. Quanto ao nível do mar, o aumento registrado de 1901 a 2010 de 0,19 metros foi maior do que o aumento registrado nos últimos dois milênios.

Na maioria dos cenários estudados pelo IPCC, as mudanças de temperatura da superfície global para o final do século 21 devem ultrapassar os 1,5°C em relação a 1850-1900, porém, podendo chegar a 2ºC.

O relatório ainda prevê que, até o final do século, a cobertura de gelo nos polos e no hemisfério norte vai continuar diminuindo e os níveis do mar e a temperatura aumentando.


Fonte: Ecodesenvolvimnto.com 

London Garden Bridge: recanto verde atravessará rio Tâmisa

london-garden-bridge_03

No mês passado, Londres ganhou a maior ponte solar do mundo, uma das 34 opções de travessia do rio Tâmisa que teve 70 km de extensão restaurado durante cinco anos por meio de 393 projetos.  E os projetos para torná-la uma cidade cada vez mais humana e sustentávelincluem mais uma ponte: os londrinos, agora sonham com um recanto verde para pedestres chamado Garden Bridge.
london-garden-bridge_05
A ideia é da atriz e ativista britânica Joanna Lumley e o projeto assinado pelo designer britânico Thomas Heatherwick – conhecido pela criação da pira dos Jogos Olímpicos de 2012.
london-garden-bridge_04
Com 367 metros de extensão, a nova ponte servirá não só como um jardim público, como também unirá a estação de metrô Temple ao South Bank, um dos bairros mais famosos e queridos ao longo do Tâmisa onde está a London Eye, grande roda-gigante que é ícone da cidade.
london-garden-bridge_06
O horticultor responsável pelo projeto, Dan Pearson, quer criar um espaço que mude de acordo com as estações do ano. Além de proporcionar uma caminhada agradável, a ponte ligará duas partes de Londres pouco acessíveis para pedestres.
As obras estão previstas para o ano que vem. Isto é, se a organização conseguir arrecadar o dinheiro necessário para a construção do novo espaço público, orçado em 150 milhões de libras, o equivalente a R$ 594 milhões.
london-garden-bridge_02
Se depender dos britânicos, isso não será um problema! Segundo o jornal The Independent, metade da grana já foi arrecadada por meio de doações privadas. Além disso, £4 milhões foram doados pelo órgão responsável pelo transporte público de Londres e £30 milhões da verba de infraestrutura para a cidade também terão o mesmo destino.
Abaixo, mais imagens da nova ponte londrina. E, no site do projeto,  assista a vídeo narrado por Joanna Lumley, que apresenta o projeto da Garden Bridge em detalhes.

Fonte: Superinteressante 

Cidade de São Paulo pode sofrer racionamento de água

A medida só não será adotada, se os paulistanos economizarem.
A medida só não será adotada, se os paulistanos economizarem. 
Foto :Metal Phoenix/Flickr


Até a próxima semana, a possibilidade de racionamento na capital é pequena. Entretanto, a população deve ficar atenta: a medida só não será adotada, se os paulistanos economizarem.

Segundo o Terra, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, descarta as chances de racionamento até o dia 15 de fevereiro, quando, segundo ele, há previsão de chuva. Entretanto, é preciso reduzir ao máximo o consumo de água para evitar o racionamento. “Se houver economia, essa medida será suficiente. Mas vamos depender também das chuvas, pois, além de não chover, está muito calor - isso também faz o consumo aumentar”, afirmou Alckmin.

Os municípios da região metropolitana, norte e centro da cidade já sentem os efeitos do baixo volume de água no reservatório da Cantareira, que abastece esses locais. Diversas cidades do interior já sofrem com o racionamento.

Para inibir os gastos da população, a proposta da Sabesp é dar desconto de 30% na conta de água para os que economizarem 20% do consumo. A iniciativa é válida para os moradores das regiões abastecidas pelo Cantareira.

Já em Campinas, foi determinada a proibição de usar água para lavar calçadas. Quem desobedecer corre o risco de sofrer uma multa equivalente a três vezes o valor da última fatura de água.


Fonte: Ciclo Vivo 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Dezembro "dos ventos" fez com que metade da Dinamarca fosse abastecida com energia eólica

dinamarca-ecod.jpg

Dezembro de 2013 entrou para a história do universo das energias renováveis, aquelas que não são provenientes dos combustíveis fósseis. Pela primeira vez, um país (a Dinamarca) recebeu mais da metade de sua energia (55%) a partir de fonte eólica em um único mês.

Determinados períodos do mês chegaram a registrar índices ainda maiores. No primeiro dia de dezembro, a força dos ventos foi suficiente para prover 100% das necessidades do país. Já na semana do Natal, forneceu 68,5% na média, informou o Energinet.dk, o principal operador de rede da Dinamarca.

O país europeu pretende receber 50% de sua eletricidade a partir de fonte eólica até 2020. A meta para 2050 é ainda mais ambiciosa: 100% de energia renovável - setor no qual a Dinamarca é um dos líderes mundiais.

Para atingir o feito de dezembro, a Dinamarca ampliou a instalação de parques eólicos em 2013. O comissionamento do parque eólico offshore (sobre a água) de 400MW Anholt foi o acréscimo mais significativo.

Relatório do Conselho Global de Energia Eólica mostra que a capacidade instalada mundial dessa fonte aumentou 19% em 2012. No Brasil, a presença da éolica na matriz quase duplicou, colocando o país entre os 15 que mais investem no poder do vento. A liderança é da China, seguida por Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Índia.


Fonte: Ecodesenvolvimento.com 

Famílias de baixa renda vão economizar 70% de energia com aquecedor solar

aquecedor-solar-ecod.jpg

Retorno de investimento em até três anos, redução do consumo de energia elétrica causado pelo vilão chuveiro (responsável por 20 a 30% da energia de uma casa) e um custo menor na conta de luz. Sobram motivos para instalar um aquecedor solar. No noroeste gaúcho, uma iniciativa de 3,7 milhões vai beneficiar cerca de mil famílias de baixa renda dos municípios de Santa Rosa, Giruá, Cruz Alta e Santo Ângelo.

Até o final de março, já deve estar em funcionamento o primeiro sistema de aquecimento solar da concessionária RGE. A empresa fará a instalação dos painéis de captação da energia solar e a troca dos chuveiros das casas, o que deve possibilitar uma economia de cerca de 70% na geração de energia utilizada nos chuveiros elétricos.

"O sistema que estamos instalando deve reduzir de 100 kWh para 31 kWh o consumo de energia durante o banho, especialmente nos horários de pico", afirmou o diretor comercial da RGE, Marney Tadeu Antunes, ao jornal Zero Hora.

O projeto faz parte do programa de eficiência energética da concessionária, que foi criado a partir de uma demanda da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os sistemas de aquecimento solar de água usam em geral painéis solares, chamados coletores de energia, instalados em seu telhado. Estes recolhem o calor do sol e o usam para aquecer a água armazenada em um cilindro de água quente. Como a energia solar está durante apenas algumas horas, ele armazena para ser usada a noite. E mesmo que o céu esteja nublado, ainda há raios solares, o que quer dizer que haverá emissão de energia elétrica.

Veja no vídeo abaixo como o aquecedor solar funciona:




Fonte: Ecodesenvolvimento.com